sexta-feira, 6 de março de 2009

Ghost Whisperer – Mediunidade exemplar nas telas de TV

Criada por John Gray, a série norte-americana Ghost Whisperer é baseada no trabalho de James Van Praagh, que atuou na série como co-produtor executivo da mais alta importância, se considerarmos sua consultoria.
É nos relatos de experiências mediúnicas reais de James Van Praagh e Mary Ann Winkowski, ambos capazes de se comunicar com os mortos, que os roteiros episódicos se inspiram.

Pela Fox Life, a série se chama ”Em Contato”. Já em Portugal, é chamada de “Entre Vidas”, já que o enredo gira em torno de uma médium que vê espíritos de pessoas mortas que ainda não fizeram a passagem para a luz por terem algum tipo de pendência na terra. No Brasil, a série estreou em 07/11/2005 na TV fechada, onde é transmitida pela SONY nos seguintes horários: quinta (22h00); sexta (02h00); sábado (09h00/18h00); domingo (06h00).

Melinda Gordon, a protagonista, é representada pela atriz Jennifer Love Hewitt. Ela é casada com Jim Clancy (David Conrad), que trabalha como paramédico e, muitas vezes, ele faz par com a esposa nas investigações que envolvem os casos que ela ajuda a resolver, apesar de temer que a instabilidade emocional de Mel (como carinhosamente a chama) venha a abalar seu casamento.

Na primeira temporada, Melinda divide a sociedade de uma loja de antiguidades, na cidadezinha de Granview, com Andrea (Aisha Tyler, que também aparece em “CSI” e “24 horas”). Na segunda temporada, Andrea não está mais na série. É quando entra Camryn Manheim, a atriz consagrada, pelo cinema e pela televisão.
Camryn vive Delia Banks, uma viúva insatisfeita com o trabalho numa imobiliária e inconformada com a morte do marido, mãe de um adolescente que julga ser problemático. Com ela, ao contrário da relação que tinha com Andrea, Melinda não se sente à vontade para compartilhar seu dom – o que se altera, com o tempo.
Outro personagem importante da série entra na segunda temporada. Trata-se do professor Rick Payne (Jay Mohr), especialista em simbologia mística que busca compreender o porquê de haver pessoas que creem em fantasmas e espíritos.

Ghost Whisperer surgiu no mesmo ano em que séries semelhantes como Joan of Arcadia, Medium e Tru Calling também foram lançadas. Todavia, o que surpreende e marca um diferencial em Ghost Whisperer é justamente a incrível fidelidade dos casos exibidos com o que ocorre na vida real, com médiuns desse gênero no mundo inteiro.
É de chamar à atenção a postura tranquila, amorosa e firme de Melinda, que se mantém sempre distante emocionalmente dos problemas dos fantasmas a quem presta ajuda, mesmo emocionando-se com eles na hora de sua passagem.
Para os médiuns de todo o mundo, Melinda serve como um modelo perfeito de como se deve agir frente à difícil tarefa mediúnica.

Lúcia Roberta Mello

Nenhum comentário:

Postar um comentário