quarta-feira, 4 de março de 2009

Corpo e mente juntos na hora da caminhada

Adote uma postura mental positiva em sua caminhada diária para aliar saúde e equilíbrio na conquista da saúde integral.

É comum querer indicar caminhadas a pessoas que estão pouco ou muito acima do peso. Porém, essa prática pode oferecer benefícios mesmo para quem está em forma. Tudo vai depender da maneira como você encara o exercício e permite que ele se torne seu companheiro de todos os dias.
A postura mental também poderá se tornar um fator decisivo entre aproveitar mais ou menos os benefícios da caminhada, se você souber usá-la a seu favor.
A recomendação médica é caminhar regularmente, pelo menos uma hora por dia (ininterruptamente), impondo-se um ritmo administrável, entre o passeio contemplativo e a marcha. Isto porque o corpo necessita de disciplina e regularidade para se habituar a qualquer tipo exercício.
A constância vence o desafio das dores musculares, do ritmo imposto á caminhada e da distância percorrida por dia. Também melhora, gradualmente, a capacidade respiratória e a resistência física em geral.
Se você usa o pensamento positivo simultaneamente à prática da caminhada e com isso vai emitindo sugestões mentais para que suas pernas não doam, o exercício elimine o excesso de peso e/ou ajude a queimar gorduras localizadas, que sua respiração melhore, e outros comandos afins, seu progresso será ainda mais rápido.
Confie em seu poder mental, pois tudo o que a mente deseja é participar ativamente das atividades físicas e de tudo mais em sua vida que possa proporcionar bem-estar físico e espiritual.
Quando o ato de caminhar se torna um hábito em sua vida e deixa de causar incômodo físico, é sinal de que é hora de explorar a mente ainda mais, trazendo-a como aliada para o seu progresso enquanto ser integral. É hora, portanto, de incluir contemplação e meditação em sua prática.
Quando o corpo se condiciona a uma prática e a realiza sem esforço, a mente fica livre para pensar em qualquer coisa. Se você deixar sua mente navegar livremente, ela trará, em primeiro lugar, pensamentos relacionados aos seus problemas cotidianos. Isto faz parte do condicionamento mental que a maioria das pessoas adquiriu por efeito da cultura social de que não se pode sossegar enquanto os problemas não estiverem resolvidos. Como os problemas surgem quase que diariamente, é quase impossível não pensar em suas soluções. E é essa predominância que aparece na hora em que a mente não é direcionada pela vontade para um foco maior ou melhor.
Mas, se você conduz a mente para um pensamento mais elevado e a faz se concentrar em algo positivo, ela resistirá um pouco, mas acabará cedendo e colaborando com você.
São muitos os terapeutas holísticos que recomendam a repetição de mensagens e pensamentos positivos durante a caminhada. Alguns indicam, ainda, ouvir música relaxante que ajude a manter o compasso respiratório. Tudo é válido para tirar o melhor proveito deste exercício.
Sem dúvida, é um bom momento para exercitar a contemplação, que age como porta de entrada para a meditação.
Ao contrário do que se pensa, a meditação não requer postura calma e estática, muito embora esta seja ideal para principiantes. Você pode calar os pensamentos recorrentes (os que ficam martelando em cima dos problemas e situações cotidianas) simplesmente prestando atenção em sua respiração.
Deixe-se levar pelo ritmo de sua respiração e concentre-se nisso até que sua mente esteja tranquila para ir um passo além, ou seja, pensar no que é melhor para seu espírito ou, simplesmente, procurar questionamentos profundos acerca de quem você é interiormente.
Todas as doenças se manifestam no ser humano porque sua mente está em desequilíbrio com seu corpo. Usando esses momentos de caminhada para fazer essa união e tirar o melhor proveito disso é o que, aos poucos, irá gerar saúde integral para você.

Lúcia Roberta Mello

Nenhum comentário:

Postar um comentário