segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Causas das doenças

Doenças ou doentes? eis a questão.
Os nossos antepassados diziam que as doenças eram enviadas por Deus para castigo dos pecadores. Alguns séculos depois atribuíram ao "diabo", essa incumbência.
Cientistas e pesquisadores descobriram os vírus e as bactérias e a estes foram então atribuídas as causas das enfermidades. Mesmo assim, os estudiosos do ocultismo sabiam mais de 2000 anos que não se tratava apenas disso. Nos tempos atuais, quando começaram a surgir escolas de mistério, parapsicologia e outras, passaram a divulgar e considerar as doenças como produto ou somatização das reações e dos estados psíquicos do ser humano. Até mesmo os animais e plantas poderiam sofrer a consequência do produto vibratório do homem. É claro que existem acidentes e incidentes onde a própria natureza trabalha para efeito de transmutação e purificação.
Mesmo assim, ideias e pesquisas sobre o assunto estão evoluindo e o homem começa a perceber sua importância e parcela de responsabilidade diante dos males físicos e mentais.
A partir do momento que o apelo interior da humanidade por maior expansão de consciência e progresso material e espiritual se tornou suficientemente forte para atrair novos esclarecimentos sobre a saúde e a doença, o Cosmos permitiu que recebêssemos conhecimento mais amplo.
A criatura enferma, como já foi dito, é vítima dos níveis de sua própria consciência físico-etérico, emocional e mental. Em verdade o ser humano é emanação da Mente Una, que se manifesta sob vários aspectos, de onde nossa personalidade é apenas um fragmento.
Portanto, sempre que o pensamento e a energia ativa estejam centrados nos níveis da matéria, enfocando de modo exclusivo assuntos da personalidade e sua busca pela sobrevivência, o ser vivo está mais sujeito às doenças, dado que é exatamente nessa área que elas existem. "O homem é o que pensa". O animal é o que age. As plantas são os seres que vieram nos servir.
O nosso subconsciente trabalha através da emoção, repetição, visualização principalmente do que é o concentrado por nossa memória genética espiritual e experiências passadas) recebendo toda a impressão do que pensamos e sentimos. As camadas psíquicas (planos mental e emocional) e as camadas densas (planos etérico e físico) do planeta também recebem todas as nossas emanações. O subconsciente reage a essas camadas então segundo o estimulo que lhes enviamos. Se, portanto, alguém só cuida da aparência externa, não percebe os nuances do espírito e da alma, vive em desarmonia com o seu próprio Universo, na desordem dos prazeres efêmeros, nem se aprofunda em auto conhecimento, está, sem perceber, abrindo os portais da enfermidade. Para estar relativamente livre dessa condição de desarmonia é necessário que aprenda a permanecer estável na ideia de que a maior parte de seu ser se encontra em níveis mais sutis e que lhe cabe tomar consciência disso de maneira cada vez mais clara.
A desmedida propaganda de remédios, a descrição pormenorizada (e nem sempre necessária) dos aspectos das doenças, os maus costumes alimentares , a ansiedade produzida pelo hábito da concorrência e da competição e o desejo canalizado para coisas da matéria mais densa, levam a uma identificação progressiva com as áreas enfermas do planeta. Felizmente, os poderes superiores que existem dentro do homem hoje já estão sendo reconhecidos por ele, e a progressiva concentração de sua mente nas dimensões superiores lhe propiciará em breve certa imunidade, desde que ele persista em seu trabalho de colocar todo seu ser em alinhamento com a vontade superior. É nosso dever estar na contínua atenção em manter-se coerente (nas ações, sentimentos e pensamentos) .
Aquele que decide assumir esse processo de equilíbrio, deve começar a perceber um ponto básico e essencial: o antagonismo com a enfermidade reforça o desequilíbrio e o perpetua. Precisamos compreender o processo psíquico por trás das doenças, porque fomos educados para "combater" as moléstias julgando-as sempre negativas e por isso não nos damos conta de outros aspectos que sutílmente elas nos informam. Na realidade, elas estão sinalizando que há algum ponto a ser transformado em nossa vida e atitude.

Reflitam sobre isso e vamos nos falando...
Abraços de luz, saúde, amor e paz
Fraternalmente

Marcix .:


* * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário